Exposición

Exposição Henri Cartier-Bresson

31.10.19 a 12.04.20

“Henri Cartier-Bresson: Retratos” é o nome da exposição, composta por 121 trabalhos do fundador da Agência Magnum Photos. A mostra, produzida e realizada pela empresa portuguesa Art For You, em parceria com a Fundação Henri Cartier-Bresson, tem curadoria de Aude Raimbault.

Sete décadas de trabalho surgem condensadas nesta exposição, que se baseia no livro Tête à Tête, de 1998. As primeiras imagens datam de 1930, quando o autor viajou pela Europa com o amigo André Pieyre de Mandiargues; e as últimas são da altura em que decidiu trocar a fotografia pelo desenho, a sua paixão original.

Aos rostos de celebridades juntam-se outros de pessoas anónimas, captados pela Leica do fotógrafo que também foi pintor, realizador e documentarista, e faleceu em 2004.

Paralelamente, são exibidos 12 trabalhos que recriam os recantos da cidade do Porto fotografados por Cartier-Bresson em 1955, mas à luz dos dias de hoje. São da autoria dos fotógrafos Luís Nobre, Pedro Mesquita, André Boto e Diogo Borges. “Retratos – Porto: Um Olhar Contemporâneo” é como se chama esta mostra complementar. O produto das vendas destina-se à Associação O Joãozinho, cujo objetivo é obter financiamento para a nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar de São João.

As visitas decorrem de segunda a sexta, das 10h às 19h, e ao sábado, domingo e feriados, das 10h às 20h. O bilhete inteiro tem um custo de 10 euros. Esse valor desce para 8 euros no caso dos jovens dos 12 aos 18 anos, universitários até aos 25 anos, maiores de 65 anos e pessoas com mobilidade reduzida (o/a acompanhante tem entrada gratuita).

Crianças até aos 4 anos entram gratuitamente e aquelas que têm entre 5 e 11 anos pagam meio bilhete (5 euros). Há ainda o bilhete família, que custa 26 euros e abrange dois adultos e até três crianças menores de 11 anos. O acesso à mostra complementar está incluído.

+ info aqui

Nota: Os horários/dias de funcionamento da exposição, em casos excecionais, podem sofrer alterações por isso, consulte sempre a organização.